-
Os primeiros passos
Espertos, activos, carismáticos e curiosos, os roedores tornaram-se no pet preferido de muitas pessoas. São roedores herbívoros na sua maioria e necessitam de muitos cuidados por parte dos seus donos. Ao início como na maioria dos animais é necessário conquistar a confiança do animal e deixá-lo habituar-se à sua nova casa.
Assim que o roedor estiver em casa coloque-o na jaula ou gaiola. Esta deve estar colocada num local longe de correntes de ar ou a uma exposição solar directa. Deve inserir alguns objectos lá dentro como serradura na base da jaula uma roda de exercícios e alimentos acompanhados de água.E assegurar-se de que o tamanho da jaula é indivado para o seu animal mesmo quando ele atingir a idade adulta aumentando de tamanho com certeza. De modo a mimar o seu novo animal tenha muito cuidado com alguns aspectos. Eles são muito frágeis e deve-se ter muito cuidado se tentar pegar neles. Evite movimentos repentinos e sons muito altos. Para ganhar a sua confiança, como usual tentar dar-lhe comida na sua mão para ele se sentir mais confortável consigo.
Tenha atenção a temperatura do ambiente, pois deve variar entre 16 e 22ºC, com um baixo nível de humidade. Se fizer muito calor tente colocar perto da jaula algo para ventilar.
-
Alimentação
Existe no mercado uma grande variedade para cada tipo de roedor, cada um tem a sua própria ração. Nunca deve exagerar na dose diária, pois de o animal ficar obeso pode vir a sofrer grandes complicações no futuro. Como produtos naturais recomenda-se dar ao animal vegetais frescos como tomate, cenoura, brócolos, espinafres ou salsa e frutas como maçã, banana, laranja ou kiwi. Outra coisa que alguns roedores também adoram é o feno, no caso dos coelhos, por exemplo a sua dieta diária tem que ser composta em 70%. Tenha atenção ao local onde guarda a comida, pois deve evitar locais húmidos e a exposição directa do sol ou que tenha tendência para criar ”bicho” ou ácaros.
O uso de uma ração específica é fundamental, proporciona uma mistura apropriada com todos os nutrientes necessários. Onde ser encontrada em lojas de animais. Convém ser dada em pequenas quantidades para não causar perturbações.
-
Doenças e Pragas
Os roedores são suscetíveis a uma variedade de parasitas externos. Essas pragas encontram-se na gaiola do seu animal. As gaiolas devem estar sempre limpas e devem ser desinfectadas regularmente para evitar as infestações de vários parasitas.
Ácaros:
Os ácaros estão entre as pragas mais comuns e existem três variedades diferentes, todas elas parecem muito semelhantes e causam os mesmos problemas. Criam-se rapidamente e sugam o sangue do seu animal e, portanto, podem causar anemia. A infestação de ácaros pode ser identificada por queda de cabelo no seu roedor, bem como várias saliências e manchas de picadas, muitas das quais são auto-infligidas. O tratamento do animal envolve um banho com medicamentos de ácaros, que podem ser comprados a partir de uma loja de animais de estimação. A limpeza frequente da gaiola, com água sanitária deve ser algo a considerar de tempos em tempos.
Piolhos:
Os piolhos são geralmente maiores do que os ácaros, estes também sugam o sangue do seu animal, causando letargia e anemia. Eles são muito dificies de retirar e inclusivamente reproduzem-se no corpo do animal. Podem ser atenuados com o tempo através de banhos e medicamentos disponíveis em lojas de venda de produtos para animais. Deve limpar a gaiola com frequência para evitar a infestação.
Pulgas:
As pulgas só se encontram em pequenos animais como roedores de forma muito ocasinal. As pulgas põem ovos no corpo do seu animal e não só se alimentam de sangue (transmitindo assim doenças), mas também deixam para trás um pó preto conhecido como "pó de pulgas ", que é realmente excrementos dos pulgas. Não deve apenas usar medicamentos e dar ao seu animal de estimação um banho de limpeza, mas também limpar a gaiola, mudar a roupa de cama e pulverizar a roupa de cama nova, com um repelente de pulgas, que pode ser encontrado em qualquer loja de animal de estimação.